FX20B: Phaser of Darkness.
Quem tem um fraquinho pela série DOD FX? Se você é um guitarrista de certa idade, provavelmente já teve alguns deles. Talvez você ainda tenha um no armário coberto de poeira marrom acinzentada e quase certamente sem a porta da bateria.
Quando o DOD começou em meados dos anos 1970, seus efeitos geralmente tinham um ... como posso dizer? Uma semelhança impressionante com as ofertas do MXR. No início dos anos 80, eles estavam ganhando mais “inspiração” de outro peso pesado em efeitos: Boss. Se não fosse pelo design interno, as semelhanças na estética externa e na funcionalidade eram aparentes.
FX20B frontal
O menos amado FX20B
O FX20B não é exceção a esta regra. Enquanto algumas das antigas séries FX como o FX69 Grunge geram ódio universal, o FX20B parece não trazer nenhum sentimento forte. É tão comum que guitarristas não consigam reunir algum desprezo universal? Talvez alguns tenham ficado confusos porque ele começou como um phaser, mas depois foi renomeado - o "Phasor". Talvez este tenha sido o precursor de rotular controles com absurdos como "Butt", "Guts" ou "Pasteurização".
Você ainda pode encontrá-los por US $ 35 em sua lista de craigslist local. A chave de bypass está incompleta. Há alguma ferrugem nas tomadas. Pode estar faltando um parafuso na tampa traseira. O velcro na parte de trás está grudado com sujeira de carpete e pêlo de cachorro, mas esse é o mundo em que vivem esses pedais antigos e pouco amados. Em uma época de fontes de alimentação multitap, o conector de alimentação de 1/8 de polegada não é exatamente conveniente. Você quer isso? Não se preocupe em correr pela cidade para pegá-lo. Ainda estará à venda daqui a uma semana.
Tenho uma afeição nada saudável pelo FX20B Stereo Phaser e até mesmo por toda a linha FX. O FX20B foi o primeiro pedal que eu já tive, e é por isso que é o primeiro pedal a emergir dos cantos escuros do Armário de Efeitos.
Então, isso realmente parece bom?
Com pedais de pressão, o tom e o “bom” são uma coisa mole. Está sempre no ouvido de quem vê. Não espere uma Fase 90 ou uma Pedra Pequena. Tem uma personalidade e você se dá bem com ela ou não. Devido à sua onipresença na época, deve ter sido usado em uma gravação famosa. Talvez fosse, mas nunca ouvi um artista cantando seus louvores.
Um teste que uso para julgar os phasers é o quão bem eles funcionam com overdrive. Esta é uma área onde o FX20B brilha. Executá-lo antes ou depois do overdrive nunca deixa seu timbre vazio ou excessivamente acentuado ao longo de qualquer parte do espectro de frequência. Isso é pedir muito a qualquer phaser com menos de $ 50.
porta da bateria fx-20b
A porta da bateria sempre ausente
Há uma mastigação crua na fase. Parte disso é porque o FX20B é um phaser de seis estágios, portanto, tem um som mais úmido do que qualquer phaser de quatro estágios. A outra parte é devido à sua baixa impedância de entrada. O DOD listou a impedância de entrada como 500Kohms. Na realidade, são apenas 100 Kohms. Se sua guitarra estiver batendo direto neste pedal, haverá perda perceptível de agudos. É como se o sinal da sua guitarra estivesse descendo pelo tubo de alta pressão do cabo da sua guitarra e caísse em uma poça de gelatina fria.
Infelizmente, o problema de impedância existe mesmo quando o pedal é ignorado. Felizmente, se você tiver um pedal com buffer em algum lugar antes deste FX20B, os problemas de impedância não devem importar.
As peculiaridades
O efeito phaser real não é terrível, contanto que você não esteja esperando que seja algo que não é. Tem peculiaridades. A varredura do phaser passa mais tempo na parte inferior do que na parte superior. A varredura não simétrica também parece subir mais lentamente do que cair. A excentricidade é especialmente perceptível em velocidades mais lentas.
O tom escuro que ajuda a cooperar com o ganho não é tão amigável para limpar sinais. É definitivamente mais adequado para guitarras mais brilhantes e captadores single coil. Com humbuckers, há pouco turbilhão de agudos e um monte de gosma viscosa de graves. Infelizmente, é menos como um sundae com calda de chocolate quente e mais como uma caçarola de atum resfriado de 5 dias. Mmmmm, assim como mamãe costumava fazer. (Desculpe mãe, essas coisas eram terríveis.)
Os controles parecem estranhos. Especialmente o botão de profundidade que também aumenta a varredura do phaser. Isso é uma raridade que nunca experimentei com outros phasers. Em alguns phasers, junto com um controle de profundidade, você também terá um controle manual ou de frequência. Girar o botão de profundidade para cima no FX20B é como aumentar os dois controles ao mesmo tempo. A verdade é que você provavelmente vai acabar acionando a configuração de profundidade e querendo quebrar o botão. Na verdade, não há outra configuração para este botão.
Não é sutil.
Alguns phasers fornecem modulação aquosa sutil. Outros podem reproduzir um vibrato elegante ou efeito rotativo nas configurações certas. Com seis fases de phaser, você sempre saberá que essa coisa está ligada. Você queria um phaser, certo? Quando você realmente se aprofunda nas cordas, há alguma coragem. De alguma forma, ele se enquadra na varredura, parecendo natural. Não é o corte de navalha de ponta que você esperaria de um pedal de porão de pechincha.
Adorável?
Este pedal traz de volta memórias de ser um adolescente no meu quarto tocando junto com The Cure, The Banshees e The Cars. Foi o primeiro pedal que tive. É provavelmente um pedal mais adequado para uma capa do Pink Floyd de baixo orçamento e / ou modding univibe DIY. Para mim, a objetividade é superada pelo sentimentalismo. Eu raramente uso esse pedal, mas conectá-lo traz de volta a mesma sensação que você tem ao ouvir álbuns que teve no auto-reverso e replay em seu toca-fitas dos anos 80. Eu escreveria um álbum baseado nesse pedal? Hum, não! É pura nostalgia, mas isso não é uma pequena parte da afinidade que temos por equipamentos vintage clássicos mais amados?